A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

A Comissão Organizadora da OBG – COOBG está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, como elencado no regulamento.

Os temas de interesse da Olimpíada Brasileira de Geografia envolvem a Geografia e as Geociências.

Os estudantes participantes da olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. É possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte competitiva.

Quem Somos

Somos um grupo de professores de várias instituições públicas e particulares imbuídos do compromisso com o ensino da Geografia e das Geociências. Nós acreditamos que as Olimpíadas Científicas, através do seu lado lúdico, possam contribuir para a aproximação dos estudantes com as ciências, em especial, com a Geografia e as Geociências. Esperamos que a OGB seja um momento de encontro e diálogo também com e entre os professores de Geografia e Geociências em nível de escola e de ensino superior e que possa se constituir como uma oportunidade de crescimento e troca de experiências e boas práticas. Por isso essa olimpíada, além da prova competitiva, propõe uma prova cooperativa.

Competições Internacionais relacionadas

As Olimpíadas de Ciências são eventos internacionais que contam com o apoio da UNESCO. O objetivo desses eventos é despertar e estimular o interesse dos estudantes pelas ciências e aproximar a universidade do ensino médio e fundamental.

1 - International Geography Olympiad - iGeo

A Olimpíada Internacional de Geografia (International Geography Olympiad - iGeo) é uma olimpiada que surgiu em 1996 na Holanda. Podem participar equipes de quatro alunos e dois mentores para cada país. Os alunos são selecionados através de uma olimpíada nacional.A iGeo consta de três partes: prova escrita, a prova multimedial e um trabalho de campo. O evento inclui também a apresentação de pôsteres e atividades culturais. Em 2014 iGeo contou com a participação de 36 times representando países diferentes, mas nenhum país da America Latina (somente a Argentina contou com observadores).
Link iGeo: http://www.geoolympiad.org/fass/geoolympiad/
iGeo 2015: http://igeo2015.com/conf2015/
iGeo 2016: http://www.igeo2016.org/

2 - International Earth Science Olympiad - IESO

A Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO) teve a sua primeira edição em 2007 na Coréia do Sul. Podem participar equipes de quatro estudantes e dois mentores para cada país. Os estudantes são selecionados através de uma olimpíada nacional. O objetivo da olimpíada é estimular o interesse pelas Ciências da Terra e melhorar as práticas de ensino desta disciplina. Além das provas competitivas, este evento oferece atividades que estimulam a cooperação entre alunos de diversos países. No ano de 2015, o evento foi realizado em Poços de Caldas pelo Instituto Federal Sul de Minas .
Link IESO: http://www.ieso-info.org/
IESO 2015 aconteceu no Brasil nos dia 13-20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais: https://www.facebook.com/iesobrazil

Cronograma

Acesse o link


Baixar Prova com Gabarito - I OBG

Apoio Unicamp
Apoio Ortogonal
Apoio UFSC
Apoio IFSuldeMinas
Apoio UnifalMG
Apoio CNPq
Apoio EACH
Apoio aideea
Apoio Cemaden
Apoio ESPM